Segunda, 06 Maio 2024

Parar para comer

Cássia Lozzi Navas*

Chegamos no fim do ano com a sensação de que tudo passou muito rápido, não é?

Consegue perceber isso também na alimentação?
Você conseguiu planejar as suas refeições e prepará-las? Conseguiu saborear a comida, diariamente? Ou, na maioria das vezes, comer foi um momento rápido, sem muitas percepções, sem atenção, as vezes comendo por comer, ou até mesmo de maneira impulsiva?

Deixo aqui algumas ideias para te ajudar a não deixar esses momentos passarem despercebidos:

1) Organize os horários do seu dia. Se você não tem uma rotina de trabalho que exija hora de entrada/saída e horário de almoço, então você precisa ajustar seus horários para também incluir as suas refeições. Procure se atentar a sua fome e escolha horários que sintonizem com ela e com sua rotina - isso te ajuda a comer antes do nível máximo da fome, evitando irritações, escolhas alimentares tendenciosas e também evita o comer rápido, sem atenção.

2) Caso suas refeições sejam feitas por você ou alguém de casa, vale um planejamento prévio para economizar tempo no dia-a-dia. Dobrar a receita para ter para a próxima refeição ou congelar a preparação para outros dias pode ajudar na praticidade. Deixar para pensar na refeição na hora que a fome bater pode aumentar a chance de você comer algo mais simples, menos trabalhoso, e nem sempre nutritivo.

3) Agora se a refeição vem por delivery, se organize para pedir com alguns minutos de antecedência, assim você não fica esperando e lutando contra a fome. Esse tempo de espera pode resultar em beliscadas em outros alimentos ou também em um comer mais rápido quando a comida chegar.

4) Tenha em mente que na primeira refeição do seu dia você deixará celular, TV, ou qualquer outro eletrônico de lado. Tenha a intensão de olhar para o alimento e saboreá-lo. Assim seu olhar para a alimentação pode se tornar mais gentil e atento durante o restante do dia!

Fez sentido para você?

Espero que tenha gostado.

* A autora é Nutricionista (CRN3-47509) graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM IPq-USP. Realiza atendimentos clínicos com abordagem comportamental em consultório particular. Atua em prevenção e educação alimentar, com experiência em transtornos alimentares, obesidade, comer transtornado, e com pessoas que, de maneira geral, querem ter um olhar mais gentil com a alimentação e com o corpo. Instagram: @nutricassialozzinavas e e-mail: oinutricassia@gmail.com

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/