Sexta, 26 Abr 2024

Conhecendo a teoria das inteligências múltiplas

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Quantas inteligências você acredita que nós seres humanos podemos desenvolver?

Bom, segundo Howard Gardner, pesquisador norte-americano, que baseia seus estudos na psicologia desenvolvimentista e na neuropsicologia, nós somos capazes de desenvolver diferentes inteligências, que funcionam independentemente, mas estão combinadas em quase todas as atividades razoavelmente sofisticadas.

As inteligências múltiplas foram classificadas em sete originalmente, porém, atualmente, são caracterizadas em oito. Gardner acredita que a inteligência é a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados pela sociedade. São elas: Inteligência Linguística, Inteligência Lógico-Matemática, Inteligência Musical, Inteligência Espacial, Inteligência Cinestésica, Inteligência Interpessoal, Inteligência Intrapessoal e Inteligência Ecológica.

O que Gardner nos apresenta é a pluralidade da mente humana, a ineficácia da medição, da classificação e do pressuposto da hereditariedade. As pessoas possuem inteligências diferenciadas que precisam ser trabalhadas e valorizadas pelas famílias, sociedade e educadores, além de desenvolvê-las e respeitá-las.

Bom, se elas podem ser desenvolvidas, quantas nós já possuímos ao nascer?

Segundo os pesquisadores a maioria de nós domina apenas uma ou duas inteligências. Apesar das habilidades poderem ser genéticas, ou seja, nos acompanharem desde o nascimento, elas não se limitam a essa condição porque podem ser trabalhadas através de estímulos e experiências de vida.

Vamos aprender um pouco mais sobre as oito inteligências?

  • 1. Linguística: está relacionada a desenvoltura na comunicação e expressão. Escolhe bem as palavras e formula pensamentos coerentes, além de ter aptidão com idiomas.
  • 2. Lógico-matemática: raciocínio-lógico, cálculos, solução de problemas, etc. Facilidade com números e fórmulas.
  • 3. Musical: Sons, ritmos, tons e timbres. Entende e produz facilmente as características musicais.
  • 4. Espacial: Interpretação de movimentos e posicionamentos de objetos, percepções e experiências visuais mesmo sem estímulos físicos.
  • 5. Cinestésica: capacidade de realizar movimentos corporais para a prática de esportes e arte.
  • 6. Interpessoal: facilidade em manter relacionamentos, capaz de entender as emoções dos outros.
  • 7. Intrapessoal: consiste no autoconhecimento, capacidade de identificar e corrigir comportamentos.
  • 8. Ecológica: capacidade de elaborar estratégias associadas à educação ambiental.

Finalmente, a teoria das inteligências múltiplas tem uma relevância principalmente pela ideia de que devemos respeitar e valorizar as habilidades de cada indivíduo, e mais que isso, todos nós temos condições de desenvolver novas habilidades, porém, quando criança, precisamos ser estimulados e sentir que nossas habilidades são valorizadas e respeitadas.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/