Quarta, 29 Jun 2022

Dormir, tão vital quanto comer, respirar e movimentar-se!

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Você percebe que está com dificuldade para se concentrar? Dificuldade de focar a atenção? Anda esquecendo as coisas? Percebe sua capacidade criativa diminuída? Anda irritado e impaciente?

Então me responda, como está a qualidade das suas noites de sono? Quantas horas você costuma dormir por noite? Qual é a sua rotina ao ir para casa, e o que faz antes de dormir?

Estas são algumas perguntas importantes para você tentar entender se o seu baixo desempenho não está ligado ao sono.

O sono é tão vital para a nossa saúde quanto é a alimentação, o ar que respiramos e a atividade física. Por isso passamos um terço de nossa vida dormindo. Afinal, nossa saúde física, mental e emocional, dependem de boas noites de sono! É durante o sono que nosso sistema imunológico se fortalece, há a secreção e liberação de hormônios, como o do crescimento, o da consolidação da memória e o do relaxamento e descanso da musculatura, sem falar de nossa capacidade criativa.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Rochester, que tem como responsável o Dr. Nedergaard, é durante o sono que acontece uma verdadeira faxina, o espaço entre as células aumenta durante o sono, possibilitando que nosso cérebro se livre de toxinas que são acumuladas enquanto estamos acordados. Sendo assim, hábitos de sono saudáveis contribuem para prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.

Segundo a especialista em sono e cérebro Tara Swart do Massachussets Institute of Technology (MIT), esse processo de limpeza das toxinas leva em torno de 6 a 8 horas e, quanto menor o tempo de sono profundo, menor também é a eficácia na filtragem das toxinas. Portanto, se você é daqueles que acredita que dormir é perda de tempo, está muito enganado, dormir significa saúde e alto desempenho.

Para você ter uma ideia, quando apresentamos um déficit de sono, atividades simples de nosso dia a dia, podem tornar-se um verdadeiro desafio, podendo comprometer nossa tomada de decisão, concentração e/ou memória, sendo assim, lembrar de tarefas e compromissos diários pode ser bem difícil.

E falando em aprendizagem, também é durante o sono que nosso aprendizado é consolidado, lembrando que o aprendizado e a memória são responsáveis pela nossa capacidade de locomoção, fala, escrita e execução de diversas atividades. Quantas vezes você já ouviu, que antes de fazer aquela prova importante, é imprescindível uma boa noite de sono? Isso é verdade, porque quando dormimos, aquela informação que acabamos de estudar, será enviada para outras áreas do cérebro consolidando a memória.

Outra descoberta importante é que quando aprendemos algo novo, a informação é retida com maior facilidade se tirarmos uma soneca logo em seguida. E é claro que já existem escolas investindo nas sonecas após algumas aulas!

Portanto, minha orientação para você que tem filho em idade escolar é, estabeleça uma rotina saudável de sono para ele, pois o bom desempenho escolar dependerá boa parte disso. Você sabia que vários casos de baixo rendimento escolar, poderiam ser evitados e/ou resolvidos apenas com boas noites de sono?

Eu sei que muitas vezes acabamos não percebendo os impactos do sono em nossa vida, mas agora que você já sabe, pode usar os benefícios a seu favor!

E aí vai meu conselho para você: DURMA BEM!

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/