Quinta, 31 Jul 2025

Qual o rumo da educação no Brasil?

Estamos assistindo uma crise na educação sem precedentes. Países como a Finlândia, que sempre foram referência em educação, que recebiam especialistas do mundo inteiro para estudar seu modelo de ensino, estão lidando com uma queda nunca vista antes nos resultados apresentados pelos seus jovens no PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (OECD). Ele avalia o conhecimento e as habilidades de estudantes de 15 anos em leitura, matemática e ciências, com o objetivo de fornecer dados que auxiliem na formulação de políticas educacionais.

O último resultado do PISA foi divulgado em 2023, os países com melhor desempenho, acima da média, foram: Singapura, Japão, China, Coréia, Estônia, Canadá, Finlândia, Austrália entre outros. O Brasil? Está entre os piores, junto com Colômbia, Argentina, Jamaica, entre outros. A área mais impactada no Brasil é a matemática, sem dúvida. 73% dos estudantes de 15 anos não dominam as operações básicas da matemática. Em leitura, 50% não apresenta uma leitura eficiente.

A pergunta que fica é: o que está acontecendo no mundo? Vamos pegar a Finlândia como exemplo, um país que estava acostumado a ocupar os primeiros lugares e continua com um índice muito bom, entre os melhores inclusive, mas que não se conforma de não ser mais o melhor. O ministro da educação declarou que estavam analisando o que mudou na educação nos últimos anos e identificou algumas possíveis causas, que provavelmente foi a junção de todas as causas que causou a queda:

  • * Aumento da imigração em condições vulneráveis e o crescimento da desigualdade;
  • * Flexibilização do currículo, por meio da implementação de projetos interdisciplinares, em vez da divisão tradicional de conteúdos;
  • * Aumento da digitalização nas escolas;
  • * Alterações nas funções dos docentes, que se tornaram mais burocráticas;
  • * Crise orçamentária, responsável por cortes nos investimentos em educação.
  • Com base nesta análise da Finlândia, conseguimos extrair informações importantes para analisar grosseiramente alguns problemas que enfrentamos no Brasil: desigualdade social (pobreza e violência andam juntas), baixo investimento em educação, burocracia nas escolas, desvalorização da educação perante a sociedade, flexibilização do currículo, tecnologia em excesso nas escolas. Tudo que a Finlândia percebeu, nós vivenciamos em níveis muito mais elevados.
  • Querido leitor, se você tem filho em escola pública estadual, me responda: quando a escola pediu que seu filho adquirisse algum livro em um ano letivo, pois faria prova do livro ou trabalho que seja? Esse é um fato curioso. A leitura não deveria fazer parte da rotina de uma escola? Você já teve a curiosidade de pedir que seu filho realize uma redação pra você? Ou resolva operações matemáticas de multiplicação e divisão mais complexas?
  • O que eu quero é trazer uma reflexão sobre algo que nos interessa e muito enquanto sociedade, o rumo que a educação em nosso país vem tomando. Sinceramente, é vergonhoso os nossos indicadores no PISA. Não podemos nos conformar com essa situação.
  • Como pais, a primeira coisa que precisamos resolver urgente, é o excesso de tecnologia! Crianças e adolescentes precisam de lápis, papel, caneta, régua, livros e atividade física. É isso que irá melhorar o desempenho cognitivo, físico e psicológico deles. Façamos a nossa parte!

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 31 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/