Terça, 27 Jan 2026

Educação de filhos: a diferença entre autoridade e autoritarismo

Educar outro ser humano é uma das tarefas mais difíceis que alguém pode desempenhar, pois exige responsabilidade, compromisso, amor, paciência e principalmente exemplo. Sim, o exemplo é muito importante, pois as crianças reproduzem os comportamentos que aprendem no convívio social. Por isso, ambientes tóxicos e problemáticos causam prejuízos enormes no desenvolvimento de um indivíduo.

Nos últimos anos ocorreram mudanças importantes em como enxergamos a educação das crianças e com isso estimulou uma mudança na maneira de disciplinar os filhos. No passado entendia-se que quando uma criança apresentava comportamentos inadequados, para corrigir o problema, devia-se recorrer às punições físicas, na maior parte das vezes. Eu que o diga! Qualquer deslize era chinelo voando.

Essa mudança foi importante para inibir casos de abuso infantil de todos os tipos (psicológico, físico, emocional, sexual), os adultos se sentiam donos e, portanto, podiam extrapolar nas punições e nos abusos, sem que houvesse consequências. Ainda hoje vemos casos graves, porém os tempos mudaram, foram criadas leis que protegem a infância e punem quem comete esse tipo de crime.

Pensando nestas mudanças, precisamos refletir sobre como isso impactou na autoridade dos pais. Ao dizer aos pais: "A partir de hoje você não pode mais usar punições físicas para educar", qual foi a orientação que as famílias receberam sobre o que deveria ser feito para inibir comportamentos problemáticos? Porque não podemos esquecer que essa era a maneira mais utilizada e que todos conheciam, inclusive sendo utilizada em instituições como escolas e igreja. Quem já ouviu falar na palmatória ou na correção com vara? Parte da falta de autoridade de alguns pais está relacionada com a falta de orientação, simplesmente não sabem como agir.

É importante diferenciar "autoridade" de "autoritarismo".

Autoridade se baseia em respeito, conhecimento e diálogo, criando um ambiente de confiança e limites justos, enquanto o autoritarismo é a imposição pela força, medo e falta de diálogo, sufocando a liberdade individual e gerando obediência cega e ressentimento, sendo a primeira construtiva e o segundo opressivo. Quando falamos em educar uma criança precisamos focar em nossa "autoridade" como pais. É usar firmeza com afeto!

Para usar a sua autoridade você precisa estabelecer limites claros, mas dar abertura para o diálogo com seu filho, buscando compreender suas motivações e desenvolvê-lo enquanto ser humano. É necessário estabelecer regras! Nosso papel é guiar, educar e promover o crescimento pessoal e social, para que nossos filhos ganhem autonomia. Como diz o ditado: "tudo que é combinado não sai caro". Ou seja, uma vez que foi feito um combinado, por exemplo, dia e horário para uma determinada tarefa, ela deve ser cumprida. Crianças não entendem muito bem exceções, elas precisam de rotina. Falou, cumpra!

Quando não cumprimos nossas próprias regras, as crianças passam a não levar a sério o que falamos. Não é difícil exercer a autoridade, mas exige disciplina para exigir que o combinado seja cumprido. E mais uma vez, cuidado com a flexibilidade constante e exagerada, ela é muito prejudicial. Seu filho precisa aprender a viver neste mundo, que aliás, o que mais tem, são regras. Cabe a você prepará-lo para conviver em sociedade e respeitar leis e regras sociais.

E por favor, jamais coloque seu filho em posição de vítima "ah, tadinho, mas", "coitado, ele só quer", "ah, deixa o menino, ele é". Seu filho não é vítima e você o vilão, educar exige firmeza e segurança, você precisa acreditar que o que está fazendo é para o bem dele. Pense a longo prazo e não a curto prazo, pois seu filho crescerá e se tornará um adulto, a pergunta é: "Que tipo de adulto você vai educar para este mundo?".

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 27 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/