Quinta, 28 Mar 2024

2022: Ano Novo e Educação Nova

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Vivemos em uma sociedade complexa, temos pela frente grandes desafios, principalmente em relação a educação que queremos para as nossas crianças e vale nos perguntarmos que tipo de adultos queremos formar para a sociedade, qual será nosso legado?

Muitos problemas sociais que vivenciamos hoje poderiam ter sido evitados com uma educação que visasse o respeito a vida e as diferenças, o amor ao próximo, a valorização da mulher e a igualdade. É preciso repensar a escola enquanto seu papel social e as famílias enquanto potenciadoras do aprendizado.

É muito triste assistir em pleno século XXI violências que são esfregadas na nossa cara todos os dias, basta ligar a TV ou nem isso, apenas ouvir as histórias na vizinhança, principalmente as cometidas contra as mulheres, crianças, homossexuais e muitos outros. Temos uma longa jornada pela frente. E quando pensamos nessa jornada é importante refletir sobre o papel da educação nisso tudo. Como nossos meninos serão educados? E nossas meninas?

Gostaria de levantar essa questão no início do ano de 2022, quando estamos saindo de uma pandemia e a maioria de nós sentiu na pele a dor da perda, seja rico ou seja pobre, todos estamos no mesmo barco, percebemos o quanto a vida humana é frágil e mais importante que qualquer bem material. É um momento propício para falarmos sobre uma nova perspectiva, um novo olhar, novos sonhos, novos começos, novas esperanças e por que não uma nova educação.

Como família nós temos a responsabilidade de formar cidadãos responsáveis, que tenham amor a vida e respeito ao próximo. Se cada um fizer a sua parte poderemos vislumbrar um futuro melhor para nossos filhos e netos.

Convido você a uma reflexão sobre o tema e a repensar seu papel como pai, mãe ou cuidador. Será que somos pais potenciadores do aprendizado de nossas crianças? A criança nasce como um CD em branco onde vão sendo gravadas suas experiências. Os pais são o primeiro contato dela com o mundo e é na família que ela começa seu processo de desenvolvimento. É por este motivo que devemos refletir sobre a educação que recebemos, fazendo um balanço sobre o que foi positivo e negativo, descartando assim aqueles pontos que prejudicaram nosso próprio desenvolvimento.

No curso "La família potenciadora: educadora por excelência", Arias Beaton, Tejeda Garcia e Davila Torres (2009) definem risco psicológico como aqueles que resultam na dificuldade da família cumprir sua função educativa. Existem vários fatores que impedem a família de cumprir essa função e no nosso contexto os riscos sociais e psicológicos parecem ser os mais prováveis. Porém as condições sociais, isoladamente, não interferem no desenvolvimento.

A ação educativa precisa ser pensada e consciente, pois os pais exercem uma grande influência na vida dos filhos e são seus maiores exemplos, a autoridade máxima na vida deles.

Sendo assim, nosso papel como família é educar cidadãos de bem, éticos e que façam a diferença em nossa sociedade e na vida das pessoas que os cercam, não negligenciando nenhuma área de sua vida e sempre em parceria com a escola, alinhados as necessidades da nossa sociedade contemporânea, visando corrigir erros cometidos no passado e que hoje refletem negativamente na vida de todos nós.

Que 2022 seja um ano de esperança e novos olhares sobre a educação! Porque eu sou uma sonhadora e sonho com essa educação, assim como nosso grande mestre Paulo Freire dizia: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/