Quinta, 26 Maio 2022

Fidget Toys: a febre do momento! O que são e quais os benefícios?

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Você já deve ter cruzado com alguma criança brincando com os famosos "Fidget Toys", a nova sensação da criançada. São brinquedos educativos pequenos, que cabem na mão e que parecem inofensivos. Aí é que nos enganamos! Eles são brinquedos que promovem diversos benefícios, pois são brinquedos sensoriais. Não sei se você, assim como eu, adorava ficar estourando aquelas bolinhas do plástico bolha (confesso que ainda não resisto). Esse brinquedo lembra um pouco essa sensação irresistível de apertar as bolinhas.

Os Fidget Toys, cuja tradução é brinquedo de inquietação ou brinquedo antiestresse, têm como principal objetivo estimular o bem-estar através do toque e sons. Porém eles também ajudam no desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, melhoram a destreza, ajudam no desenvolvimento dos músculos das mãos e principalmente, aliviam a ansiedade e o estresse.

Esses brinquedos são produzidos em silicone, sendo extremamente macios, além de ter bolhas que estouram produzindo o som de um estouro suave, que é chamado de POP IT, cada vez que elas são pressionadas. Quando você termina de estourar as bolhas de um lado, basta virar o brinquedo e começar novamente. É isso mesmo, um plástico bolha infinito! Por ser um brinquedo de plástico é de fácil limpeza e esterilização.

Os Fidget Toys também trazem benefícios à cognição, pois em nosso desenvolvimento tudo está interligado, uma criança, antes de aprender a ler e escrever, precisa desenvolver outras habilidades, como correr, pular, entender alguns conceitos e assim por diante. O desenvolvimento motor, a atenção e a concentração, são algumas das habilidades essenciais e que precisam ser trabalhadas na primeira infância, sendo assim, esses brinquedos também auxiliam, uma vez que trabalham justamente algumas dessas habilidades.

Para alguns profissionais da psicologia esses brinquedos ajudam também na meditação e podem ser usados por toda família. Afinal, os pais também precisam aliviar o estresse de suas rotinas agitadas!

Existem outros brinquedos que utilizam o mesmo conceito educativo dos fidget toys e que também oferecem grandes benefícios, como a massinha de modelar, as massinhas areia, os fidget spinner, os cubos mágicos e muitos outros. Os quebra-cabeças e jogos que criam padrões de montar e desmontar também podem ser incluídos nesse grupo de brinquedos.

Como você pode perceber, os Fidget Toys também podem ser utilizados por adultos, pois quando estamos diante de situações estressantes ou de ansiedade, é normal realizarmos ações repetitivas de caráter involuntário, que são movimentos que na maioria das vezes nem percebemos. O problema é quando isso se torna frequente, podendo causar grandes prejuízos, como por exemplo morder a tampa de uma caneta, esse comportamento pode prejudicar a saúde dos dentes ou articulações da mandíbula, enquanto roer as unhas pode causar ferimentos, infecções e até mesmo deformação.

Alguns estudos mostram que essas ações involuntárias são um mecanismo de defesa do cérebro para distrair a parte que foi atingida pelo estresse ou ansiedade, deixando as outras partes livres para prestar atenção à situação, e quando for o caso, buscar uma solução.

Sendo assim, deixar as mãos ocupadas pode ser uma ótima estratégia para ativar esse mecanismo, substituindo os comportamentos involuntários e enganando o cérebro, evitando assim os comportamentos prejudiciais. Portanto, deixar os pequenos brincarem com os Fidget Toys é uma ótima maneira de ajudá-los em momentos de estresse e ansiedade, para que assim possam lidar melhor com as situações que surgirem.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/