Quarta, 15 Out 2025

Neurociência e técnicas de memorização

A memória é sempre um desafio para muitas pessoas, principalmente quando você precisa dela para passar em uma prova importante. E a dificuldade para memorizar o nome das pessoas? Muitos de nós gostaríamos que existisse uma fórmula mágica para conseguirmos memorizar com maior facilidade tudo o que precisamos.

De alguns anos para cá nosso modo de vida mudou, praticamente 100% das pessoas andam com um smartphone no bolso. Esses aparelhos substituíram nossa memória "orgânica" por uma digital. Agenda de telefone, GPS, bloco de anotações, uma grande parte do que antes tínhamos que nos esforçar para memorizar ou ao menos planejar, escrever e anotar, agora está na palma da mão. Com as facilidades vieram também os prejuízos!

A boa notícia é que não existe tablet, smartphone ou qualquer tecnologia para a nossa rotina mais valiosa do que o nosso cérebro. No entanto, a sobrecarga de informações trazidas pela tecnologia é o que mais prejudica uma das funções cognitivas mais importantes, a nossa memória. O nosso cérebro está tão super estimulado que cada vez mais temos dificuldade de memorizar nomes, datas, prazos e informações. Então, o que fazer?

Tenho anos de experiência com aprendizagem e posso afirmar sem nenhuma dúvida que a melhor forma de memorizar algo é através da prática, ou seja, fazendo. Vou indicar algumas práticas e métodos mnemônicos que funcionam e podem potencializar o seu aprendizado, são elas:

1. Seja um professor: ensinar uma outra pessoa é um grande desafio, você terá que organizar, filtrar e reproduzir a informação, o que facilita a memorização. Se você não tem ninguém para ensinar, pode ser criativo e dar aula para si próprio, como por exemplo, enviando áudio para si mesmo no WhatsApp.

2. Palácio da memória ou método de Ioci: a técnica consiste em usar a memória espacial para gravar nomes, fatos ou listas. O objetivo é criar um lugar imaginário, como uma casa ou um palácio, visualizar os móveis de cada cômodo e associar uma memória divertida e inusitada a cada um deles. Por exemplo: Jânio Quadros pode ser associado a um quadro na parede. Ao terminar as associações, percorrer "mentalmente" o palácio várias vezes, lembrando-se da posição de cada móvel e, consequentemente, dos nomes ou fatos vinculados a ele.

3. Invente acrônimos, acrósticos ou encadeamentos: neste caso podemos pegar a primeira letra de cada palavra que queremos memorizar, um exemplo são os transtornos mentais que conhecemos como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista). Porém também podemos criar frases a partir da primeira letra das palavras que queremos memorizar, como Piracicaba, Joanópolis, Guarulhos e Carapicuiba, por exemplo, podemos gravar a frase "Papai Janta Goiaba Cremosa". Ou você pode criar uma sentença inteira, por exemplo, para memorizar palavras "criança", "fogão", "cachorro", "vinte e três" e "rua", a sentença poderia ficar "A criança mexeu no fogão e o cachorro trouxe vinte e três reais que achou na rua". A estrutura de encadeamento traz lógica para palavras avulsas e facilita a memorização de uma ordem.

4. Usando seu próprio humor: uma excelente forma de memorizar é criar imagens bizarras, engraçadas e surreais sobre o elemento que precisa ser recordado. O cérebro ama novidades e coisas fora do padrão! Se você acaba de conhecer uma pessoa, por exemplo, imagine-a em uma situação esquisita, que faça você rir, e que tenha relação com o som do nome dela. Acredite, é uma forma muito eficiente de nunca mais esquecer o nome dela. Quanto mais engraçada e exagerada for a imagem mental, mais fácil será memorizar.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/