Como ajudar a criança a desenvolver competências socioemocionais
As habilidades socioemocionais são parte fundamental da educação para o século XXI, funcionando como alicerces na construção de uma formação integral dos estudantes.
É comum ouvirmos sobre "inteligência emocional", mas será que todos entendem o que ela realmente significa? Ter inteligência emocional diz respeito a resposta que damos aos desafios da vida e as dificuldades que podem surgir pelo caminho, ou seja, a nossa reação diante das coisas que nos acontecem. Habilidades como tolerância ao estresse e à frustração e autoconfiança fazem parte das competências socioemocionais e são fundamentais para uma vida plena e saudável.
Várias são as habilidades que podem se tornar competências socioemocionais, entre elas, a empatia, faz parte das competências de amabilidade, que são aquelas que conectam os indivíduos, como o respeito e a confiança. Essa habilidade promove uma compreensão mais profunda das emoções alheias e nos ensina a nos colocar no lugar do outro e entender suas necessidades. É uma habilidade importantíssima para a convivência em sociedade.
Família e escola são as duas instituições onde a criança mais está exposta ao aprendizado diário, por isso a parceria escola-família precisa ser uma colaboração contínua que enriquece a experiência educacional da criança.
É preciso discernir habilidade de competência socioemocional, pois são coisas diferentes, embora estejam interligadas. Habilidades são as capacidades específicas, enquanto a competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permite aplicar essas capacidades de forma eficaz e responsável para resolver problemas complexos. Portanto não basta apenas conhecer as habilidades socioemocionais, é preciso colocá-las em prática para se tornar competente em cada uma delas.
Seguem abaixo algumas atividades e estratégias para auxiliar a criança no desenvolvimento de competências socioemocionais:
1. Jogos colaborativos que estimulam trabalho em equipe, resiliência e liderança.
2. Dominó ou jogos de memória com temas de sentimentos para auxiliar na identificação e expressão de emoções.
3. Ler histórias e livros que abordam emoções e situações sociais, e depois discuti-los para desenvolver empatia e compreensão.
4. Discutir casos reais através de brincadeiras para introduzir conceitos como empatia, respeito e tolerância.
5. Promover rodas de conversa e debates sobre temas socioemocionais.
6. Plantar uma semente de feijão e cuidar dela, discutindo a responsabilidade necessária para o seu crescimento.
7. Praticar meditação guiada e exercícios de respiração para promover a calma e o controle emocional.
8. Fazer "check-ins emocionais" durante atividades para que a criança reflita sobre como se sente.
9. Estímulo à empatia e ao cuidado.
10. Valorizar elogios sinceros e a capacidade de aceitar o outro como ele é.
11. Incentivar a escuta ativa e a oferta de ajuda, como demonstrar cuidado através de gestos como ligar para saber se o amigo precisa de algo.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br
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