Sábado, 28 Maio 2022

Seis dicas para turbinar sua memória

image: Freepik.com

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Afinal, o que é aprendizagem?

O que melhor define aprendizagem é dizer que aprender é lembrar e repetir. E para lembrar é preciso da memória, que é uma das funções executivas mais importantes para que a aprendizagem aconteça, é ela que nos possibilita aprender coisas novas. Sem memória os conhecimentos não se consolidam.

As principais funções executivas incluem: controle inibitório, flexibilidade cognitiva, iniciação/volição, memória de trabalho, planejamento e condução, automonitoramento, organização do espaço e dos materiais.

Hoje vou falar especificamente sobre a memória, a qual podemos comparar com um grande sistema de armazenamento de informações. É ela que permite nos situarmos no presente, no passado ou no futuro. Nós, seres humanos, precisamos de processos de informação que nos protejam, neste caso, evocamos a memória.

E como funciona o processo da memória?

Para que a informação seja usada por nós ela necessita realizar um transcurso, que chamamos de fases da memória, sendo elas: a codificação, o armazenamento e a recuperação. Os nossos órgãos dos sentidos recebem a informação que são codificadas, ou seja, traduzidas para a linguagem de armazenamento do cérebro e para que isso ocorra é necessário que a informação receba um grau maior de atenção. Quando armazenada ela ganha uma identificação e um lugar para ser registrada. O importante nesse processo é desenhar o caminho que foi percorrido para chegar até o local de armazenamento. E por último temos a recuperação, que significa trazer a informação de volta à condição de consciência. Algumas informações exigem mais esforço para recuperarmos na memória, outras já são automáticas.

Quando falamos em memória também temos que falar sobre o tempo de permanência da informação, pois ela possui alguns estágios, os quais podemos descrever como memória sensorial, de curto prazo e de longo prazo.

Os órgãos dos sentidos ao receberem a informação passam para o cérebro que só dá importância para aquilo que para ele é importante. As informações que chegam e seguem para a memória de curto prazo têm características circunstanciais, por isso pode ser dividida em memória de curto prazo imediata e memória de curto prazo de trabalho. A imediata fica retida aproximadamente por 30 segundos (ex.: observar a vista pela janela). Já a memória de trabalho é uma memória intencional, é ligada a realização de tarefas, ela mantém a informação enquanto nos for útil, é uma memória que trabalha, mas não tem intenção de permanecer, porém pode se transformar em memória de longo prazo devido ao grau de importância.

E como reter essas informações e transformá-las em memória de longo prazo?

Bom, existem vários fatores que podem interferir, mas vou deixar algumas dicas para ajudar na sua memória, começando pelo básico:

  • 1. Ter uma rotina de sono saudável;
  • 2. Ter uma alimentação saudável;
  • 3. Praticar atividade física regularmente;
  • 4. Procurar focar sua atenção na tarefa que está executando, eliminando distratores, como celulares, por exemplo;
  • 5. Procure repetir a informação que deseja reter, como por exemplo, lendo, escrevendo, falando em voz alta e praticando;
  • 6. Use recursos disponíveis para ajudar a lembrar de atividades que não precise reter na memória, como agendas físicas ou eletrônicas.

Você deve ter percebido que a memória trabalha juntamente com a atenção, sem atenção não existe memória! Se quer turbinar sua memória comece seguindo as dicas acima, você certamente terá uma melhora significativa, porém se perceber sintomas persistentes de falha na memória que estejam prejudicando suas atividades é importante procurar um especialista para uma investigação mais aprofundada.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/