Diagnóstico e Intervenção precoce nos atrasos de desenvolvimento
Vocês já devem ter ouvido, em algum momento, profissionais da área da saúde, que trabalham com o público infantil, explicando sobre a importância de buscar ajuda assim que se percebe algum atraso no desenvolvimento da criança. O motivo é que a neurociência nos trouxe um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento do cérebro humano e como usar esse conhecimento para favorecer o nosso desenvolvimento.
Quando nascemos nosso cérebro apresenta maior neuroplasticidade, ou seja, conseguimos aprender e nos adaptar mais facilmente. Isso quer dizer que a criança é como uma "esponjinha", ela consegue absorver e desenvolver várias habilidades ao mesmo tempo.
Sabendo disso, crianças que apresentam algum atraso no desenvolvimento logo nos primeiros anos de vida, podem se beneficiar das intervenções precoces, o que irá melhorar sua qualidade de vida.
Nos últimos anos melhoramos no diagnóstico precoce, porém, ainda temos um longo caminho pela frente, principalmente em relação a população mais carente. Outro ponto é que, infelizmente, nem todas as crianças acabam tendo a oportunidade de um tratamento adequado para as suas condições, por motivos diversos, tanto ineficiência do poder público como dificuldades familiares.
Atualmente, as escolas são o principal ambiente para filtrar e identificar esses atrasos, encaminhando para avaliação junto aos profissionais da saúde. Os atrasos a que me refiro dizem respeito aos marcos do desenvolvimento e habilidades que são esperadas em cada faixa etária e que serão fundamentais para o pleno desenvolvimento da criança.
Algumas habilidades que precisam ser observadas pela família:
- Fala: a comunicação verbal é um dos marcos mais importantes no desenvolvimento humano e deve ocorrer por volta de 1 ano de idade. O atraso na fala pode significar que algo não está bem no desenvolvimento da criança.
- Imitação: a criança aprende por imitação, aliás, nós seres humanos usamos essa habilidade o tempo todo em nosso cotidiano. Crianças que não imitam podem ter sérios problemas em seu aprendizado.
- Andar: o corpo humano é perfeito, existe uma sequência lógica no desenvolvimento motor, que começa quando firmamos a cabeça. Começamos a andar com aproximadamente 1 ano de idade. Quando isso não ocorre, é importante buscar ajuda de um médico especialista, no caso, o pediatra.
- Socialização: somos seres sociais, portanto, tanto o isolamento social quanto os conflitos constantes, são sinais negativos para o nosso desenvolvimento. Comportamentos como crises de agressividade, raiva, problemas de comunicação, rigidez comportamental, entre outros, precisam de apoio profissional.
- Aprendizagem: a criança está sempre aprendendo habilidades novas, seja no dia a dia, através de brincadeiras ou tarefas da vida diária, como na escola. Quando percebemos que a criança não está conseguindo acompanhar seus pares da mesma idade, é muito importante avaliar para entender o que está atrapalhando esse aprendizado. Nesse caso, a profissional especialista é a psicopedagoga ou neuropsicopedagoga.
Em suma, esses são alguns pontos importantes a serem observados no desenvolvimento infantil, mas existem muitos outros. O importante é ficarmos atentos para não perdermos tempo, pois o tempo é crucial para um bom prognóstico, eficácia no tratamento e qualidade de vida da criança, como nos alerta a neurociência.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: