Quinta, 26 Jun 2025

Como ficam as emoções nas dificuldades de aprendizagem?

Quando falamos em aprendizagem as emoções são parte importante no processo. Tenho muitos anos de experiência trabalhando com crianças, adolescentes e adultos que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem e frequentemente me deparo com características emocionais muito semelhantes, como sentimento de incapacidade, baixa autoestima, desmotivação, autodepreciação e ansiedade.

Em relação ao comportamento, são comuns sintomas como isolamento ou rebeldia, uma vez que não conseguem lidar com as emoções negativas podem surgir comportamentos como irritabilidade, agressividade ou isolamento. É importante que os pais fiquem atentos a esses comportamentos, pois em alguns casos pode ser a maneira que a criança encontra de pedir socorro, uma vez que não consegue explicar em palavras o que está sentindo.

As emoções podem tanto dificultar como facilitar o processo de aprendizagem. Emoções negativas como medo, ansiedade e frustração podem bloquear a aprendizagem, enquanto emoções positivas como alegria, entusiasmo e motivação podem impulsioná-la. Por isso é importante que escola e família trabalhem em parceria, procurando acolher e compreender as dificuldades emocionais, auxiliando a criança a desenvolver habilidades para lidar com suas emoções e frustrações, promovendo assim um ambiente de aprendizagem mais seguro e eficaz.

Em relação ao bloqueio de aprendizagem, o que ocorre é que emoções mais intensas, como medo e ansiedade, podem sobrecarregar o cérebro e dificultar a concentração e a retenção de informações. Assim como a falta de sucesso na aprendizagem pode levar a desmotivação e por consequência a uma evitação de atividades escolares.

Um ponto importante que não podemos deixar de observar em relação às dificuldades de aprendizagem é a socialização. Crianças e indivíduos que acabam se isolando ou sendo isolados pelo grupo, isso acontece com mais frequência do que se imagina! Quando a criança tem um desenvolvimento cognitivo, com o tempo, conforme vai se desenvolvendo, começa a perceber que é diferente do grupo e isso causa um constrangimento e autodepreciação, o que pode levá-la ao isolamento.

Outro problema que podemos nos deparar e que pode afetar significativamente as emoções de maneira negativa é o bullying, pois crianças com dificuldades de aprendizagem acabam sendo alvos mais fáceis, principalmente quando envolve problemas mais graves como Deficiência intelectual, TDAH, TEA, Dislexia, Discalculia e outros. É importante que a escola promova ações de conscientização e tolerância zero para esses tipos de comportamento.

Em minha rede social falo muito sobre as consequências na vida de crianças que não recebem ajuda quando apresentam dificuldades. Infelizmente, nem todas as crianças têm acesso ao tratamento adequado, além de serem rotuladas como desinteressadas. Reflitam comigo, qual a possibilidade de uma criança frequentar a escola regularmente, chegar no fundamental II (6º ao 9º ano) sem ser alfabetizado por desinteresse ou preguiça? É óbvio que tem algo de errado com a criança ou adolescente.

Que este artigo sirva de alerta para as famílias. Ofereçam ajuda, toda a ajuda necessária. Isso fará toda diferença para um desenvolvimento saudável, tanto cognitivo quanto emocional.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

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