Sexta, 11 Jul 2025

Como ajudar meu filho com TDAH?

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é dos transtornos do neurodesenvolvimento mais conhecidos, que causa prejuízos em todas as áreas da vida do indivíduo. Os principais sintomas são: dificuldade em focar, hiperfoco em atividades prazerosas, dificuldade em inibir os estímulos do ambiente, hiperatividade (pode ser motora, vocal ou de pensamentos), impulsividade (agir sem pensar), erros por falta de atenção em atividades do dia a dia, perda de objetos ou itens para realização de tarefas constantes, fala excessiva (pode ser confundido com ansiedade), dificuldade em tarefas que exijam esforço mental prolongado, entre outros.

O primeiro passo para ajudar seu filho com TDAH é seguir a recomendação do médico que o acompanha. O profissional da saúde é o especialista neste transtorno, se ele fez a avaliação da criança e optou por introduzir medicação, significa que é necessário. Em alguns casos de TDAH a medicação funciona como os óculos para quem tem problemas de visão. A medicação serve para regular os neurotransmissores que estão desregulados.

O segundo passo são as terapias e acompanhamento com equipe multidisciplinar, geralmente solicitado pelo médico. Casos mais graves exigem vários profissionais envolvidos, como psicólogos, terapeutas ocupacionais especializados em integração sensorial, psicopedagogos, neuropsicopedagogos, entre outros. A fase escolar costuma ser a mais crítica, é onde, geralmente, o diagnóstico acontece, pois, as demandas de aprendizagem aumentam e a criança começa a apresentar dificuldades, tanto de aprendizagem como, em alguns casos, de socialização. Os problemas de socialização ou interação social estão relacionados aos comportamentos hiperativos e a impulsividade, que podem causar desconforto nas pessoas que convivem com a criança.

O terceiro passo é o acompanhamento escolar bem de perto, parceria com os professores e colocar em prática as recomendações dos profissionais de saúde, como redução do tempo de tela, principalmente, organização da rotina para realização das tarefas escolares, inserir atividade física pelo menos 2 vezes na semana, inserir lembretes de coisas importantes para que a criança não esqueça, ajudá-la a lembrar-se de focar quando estiver realizando atividades que exijam muito esforço mental (pode ser necessário chamar sua atenção várias vezes, minha sugestão é combinar um "sinal" para que lembre-se de retornar ao foco), ensinar a criança a utilizar ferramentas que ajudem na organização dos seus compromissos (agendas físicas ou no celular), entre outros.

Como pode ver, o TDAH exige um acompanhamento muito próximo, pois seu filho pode ter dificuldades muito grandes no cumprimento de suas atividades, principalmente escolares. Ler um texto, por exemplo, pode levar muito mais tempo do que o necessário, assim como copiar as lições da lousa. Portanto, essa parceria com a escola será fundamental para oferecerem o suporte necessário e ajudar seu filho a se desenvolver bem e não ter impactos muito negativos no seu desempenho escolar e qualidade de vida.

Lembre-se que no TDAH é como se o cérebro fosse "sequestrado", você está lendo um texto e, de repente, um barulho externo chama sua atenção e você perde completamente o foco, muitas vezes precisando recomeçar a leitura novamente. Não é fácil conviver com o TDAH.

O TDAH não é uma doença inventada ou "modismo", ele é um dos transtornos mais estudados pela medicina, são anos de estudo bem consolidado. Com o avanço do conhecimento disseminação da informação através da internet, muitas pessoas têm buscado ajuda, o que antes não acontecia. Para você ter uma ideia, apenas 20% das pessoas com TDAH eram diagnosticas. Ou seja, tinha e tem muita gente sem diagnóstico ainda e sofrendo com algo que existe tratamento. Mas o importante é que estamos avançando.

Se perceber esses sintomas em um nível muito elevado, acima do normal das outras pessoas, busque ajuda profissional para tirar a dúvida. Não faz sentido continuar sofrendo ou deixar seu filho sofrer!

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica, Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual, Professora/Formadora em Educação Inclusiva, além de Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar, clínico, empresarial. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com. Instagram: @neuropsicocristianesaraguci. Facebook: @neuropsicocristianesaraguci. Site: www.cristianesaraguci.com.br

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 11 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/