Atenção, aposentados: aumentam os golpes de falsos advogados prometendo liberação de valores de processos judiciais
- Nos últimos meses, aumentaram os casos de aposentados ou segurados sendo enganados por pessoas que se passam por advogados ou escritórios de advocacia.
- Prometendo valores atrasados, revisões milagrosas ou facilidades para concessão de benefícios, os golpistas se aproveitam da boa-fé e da falta de informação para aplicar fraudes que, muitas vezes, causam grandes prejuízos financeiros e emocionais.
- Promessas irreais, mensagens de WhatsApp e pedidos de dinheiro antecipado são sinais de alerta.
- Como funciona o golpe?
- O golpe geralmente começa com uma ligação, mensagem de WhatsApp ou carta falsa, se passando pelo advogado contratado (com foto retirada de redes sociais sem autorização), informando que a pessoa tem "valores a receber", que a aposentadoria será recalculada ou que há um processo judicial já pronto para ter os atrasados pagos - mas que precisa de depósito antecipado para custas ou honorários.
- Muitos golpistas se apresentam como "doutor fulano" que trabalha com o advogado contratado ou, como já dito acima, usam nomes de advogados verdadeiros para dar credibilidade.
- Em outros casos, criam sites falsos, perfis em redes sociais e até logotipos semelhantes aos de escritórios reais.
- E muitos aposentados apenas procuram o advogado "real" do seu caso, depois que cairam no golpe.
- Então, como se proteger?
- * Desconfie de mensagens que prometem dinheiro fácil ou revisão garantida e desconfie de número de whattswapp que não seja o número oficial do seu advogado;
- * Nunca faça depósitos antecipados em nome de terceiros que não seja o SEU ADVOGADO CONTRATADO e antes de fazer qualquer pagamento peça para falar pessoalmente ou por videochamada com o advogado contratado;
- * Evite compartilhar documentos por WhatsApp com desconhecidos;
- * Como dito acima, procure o advogado presencialmente ANTES DE PAGAR QUALQUER VALOR OU FAZER PIX, (porque depois você já terá caido no golpe);
- * Converse com familiares antes de tomar decisões.
- O golpe mais comum: "você tem um valor para receber"
- Um dos golpes mais recorrentes é o do recebimento de atrasados. O aposentado recebe um contato dizendo que tem R$ 30 mil, R$ 60 mil ou mais para receber de um processo em andamento (o golpista manda até um alvará falso com o nome do cliente), mas que precisa pagar uma taxa judicial antecipada.
- Esse tipo de levantamento só se faz quando o processo finalizou com ganho de causa e esta situação nunca é resolvida por depósito ou ligação.
- Nunca entregue seu CPF, identidade ou número de benefício a desconhecidos.
- Em caso de dúvida, procure um advogado de sua confiança, com registro ativo na OAB, ou vá diretamente ao INSS ou ao fórum onde está o seu processo.
- Falsos advogados não só roubam dinheiro, mas também a esperança e a tranquilidade de quem trabalhou a vida toda.
- Conheça seus direitos e procure um advogado especialista!
* A autora é advogada especializada e MBA em direito previdenciário, professora de direito previdenciário em pós-graduações, mestranda em direito previdenciário pela PUC-SP, professora de direito previdenciário em pós-graduações, cursos preparatórios para concurso público e cursos de extensão para advogados e bacharéis em direito. Face book: Gisele Paiva. Instagram: @profgiselepaiva. Rua Clóvis Soares, nº 200, sala 408 - Torre Itália, Edifício Patriani Offices, Alvinópolis, Atibaia - SP, Fones 4012-4154/94012-1744 e Rua Elizeu Corrêa Dias, nº 155 - Jardim Santos Dumont, Bom Jesus dos Perdões, Fones: 4012-4154/94012-1744.
Veja mais notícias sobre Dra. Gisele Paiva.
Comentários: