Sidebar Menu

Dólar Comercial: R$ 5,29 • Euro: R$ 6,28
Sábado, 08 Agosto 2020

INSS cria em SP "drive-trhu" para entrega de documentos durante o fechamento das agências

Gisele Beraldo de Paiva*

Mesmo com as agências do INSS fechadas, os processos de aposentadoria estão sendo impulsionados, pois os servidores estão em trabalho remoto, ou seja, trabalhando em casa.

Entretanto, às vezes, para analisar o pedido feito pelo segurado, o servidor do INSS necessita de documentação complementar, para isso, ele emite uma carta de exigência.

Antes da pandemia, as cartas de exigências eram cumpridas nas agências, ou seja, o trabalhador ia até o INSS e levava os documentos que possuía para entrega ao servidor.

Com a pandemia, passou a ser possível cumprir as exigências via portal digital "meu inss", pela internet, mas nem todo trabalhador tem acesso à rede mundial de computadores para utilizar o sistema ou para digitalizar documentos, o que fazia o pedido ficar "parado" até a retomada dos atendimentos presenciais, ou seja, a reabertura das agências.

Para facilitar, agora em julho, em São Paulo, o INSS criou uma espécie de "drive-thru" para receber os documentos destas pessoas que estão com pendências no pedido de benefício e que não têm acesso à internet.

Nas agências do INSS do estado foram colocadas urnas nas quais os trabalhadores podem depositar um envelope, com seus documentos pessoais (cópias) e com a documentação exigida pelo servidor, para dar prosseguimento à análise do benefício.

O objetivo, segundo o INSS, é agilizar a análise de benefícios que estão parados por falta de documentação, entretanto, é necessário ter cautela:

- Não deixar documentos em via original;

- Analisar o pedido em andamento - pelo portal ou pelo telefone 135 - para saber se a documentação deixada na urna foi juntada no pedido;

- Em caso negativo, levar à uma agencia do INSS, assim que a reabertura ocorrer.

Fique de olho!!!

* A autora é advogada especializada e MBA em direito previdenciário, professora de direito previdenciário em pós-graduações, cursos preparatórios para concurso público e cursos de extensão para advogados e bacharéis em direito. Face book: Gisele Paiva. Instagram: @profgiselepaiva. Rua Padre Francisco Rodrigues dos Santos, nº 74 - Centro, Atibaia - SP, Fones 3402-1621/95599-0111 e Rua Guilherme Dias Santos Silva, nº 135 - Centro, Bom Jesus dos Perdões - SP, Fones 4012-4154/99686-2272.

Veja mais notícias sobre Dra. Gisele Paiva.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/

No Internet Connection