Quinta, 26 Maio 2022

O sistema do INSS analisa minha aposentadoria de forma correta?

Gisele Beraldo de Paiva*

Vivemos em uma era digital e não demoraria para o INSS também aderir a este sistema.

Hoje todos os pedidos de benefícios são feitos pelo portal digital "MEU INSS", ao qual se tem acesso com senha pessoal e CPF do trabalhador.

No portal, no link 'novo protocolo', o trabalhador pode, sozinho, solicitar aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade e todo e qualquer outro benefício pretendido.

É necessário juntar no sistema - de forma digitalizada - seus documentos pessoais, comprovante de endereço, carteiras de trabalho e todos os demais documentos sobre o pedido a ser realizado.

As comunicações são feitas via e-mail: agendamento de perícia, entrega de exigência, etc., e deverão ser observadas pelo trabalhador, sob pena de indeferimento do benefício por falta de apresentação de documentos.

Após estes passos, um servidor analisará se o trabalhador tem direito ao solicitado.

Como funciona a análise pelo sistema digital?

O servidor analisa o que existe no banco de dados do INSS, chamado CNIS - cadastro nacional de informações sociais - e confronta com as informações apresentadas pelo trabalhador. Se houver dúvidas, o servidor emite a exigência, para que o trabalhador apresente o exigido.

Em diversos casos, até mesmo por conta do volume de trabalho, pode ocorrer que o responsável pela análise do pedido apenas estude o CNIS e indefira o benefício, sem emitir exigência ou consultar os documentos apresentados. Nestes casos, será necessário apresentar recurso ao Conselho de Recursos da Previdência Social, no prazo de 30 dias, a contar da decisão.

Por isso, sempre é recomendável que se procure um especialista em aposentadoria, antes de realizar o pedido, para que o profissional possa analisar o direito e indicar os documentos e pedidos necessários, de forma a evitar o indeferimento do pedido. Ganha-se tempo e dinheiro!

CONHEÇA SEUS DIREITOS!

* A autora é advogada especializada e MBA em direito previdenciário, professora de direito previdenciário em pós-graduações, cursos preparatórios para concurso público e cursos de extensão para advogados e bacharéis em direito. Face book: Gisele Paiva. Instagram: @profgiselepaiva. Rua Padre Francisco Rodrigues dos Santos, nº 74 - Centro, Atibaia - SP, Fones 3402-1621/95599-0111 e Rua Guilherme Dias Santos Silva, nº 135 - Centro, Bom Jesus dos Perdões - SP, Fones 4012-4154/99686-2272.

Veja mais notícias sobre Dra. Gisele Paiva.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/