Pode até ser verdade
A verdade é a seguinte, mano: não se pode falar a verdade todo o tempo e por tudo.
A verdade é fogo no boné do guarda.
É por isso que todo mundo guarda. Só que tem gente que morre e não revela a verdade.
A verdade é um problema. Problema que dói sempre. E, às vezes, dói pra sempre.
Dói pra quem fala e dói pra quem ouve. Dói sim, porque a verdade machuca. Pior é que a gente vive num mundo cheio de inverdades, ou até de mentiras mesmo. Para falar a verdade, ninguém sabe mesmo o que realmente é verdade. Da mesma forma que ninguém pode afirmar, com toda a certeza, de que essa tal verdade que andam pregando seja mesmo verdade.
" Verdade "
Verdade mesmo.
Você, por exemplo, já foi vítima da verdade? Ou seja, sabendo que era verdade, lutando pela verdade que você conhecia, acabou abandonado, falando sozinho, tudo isso porque ninguém acreditava que você estivesse falando e afirmando alguma coisa que realmente fosse verdade. E verdade das boas?
Pior de tudo é que ninguém pode apostar que tudo deste mundo seja verdade. Da mesma forma que ninguém pode afirmar que é tudo mentira.
E o que é verdade? O que é mentira?
É melhor a verdade ou a mentira manda em tudo? E será que a verdade manda mesmo? Manda pra quê?
" O que parece? "
Parece mentira, não parece? Pois a gente acredita muito mais na mentira do que na verdade, até porque, como diria minha saudosa mãe, e tantas mães como ela, a verdade dói.
E como dói, não dói?
Dói ouvir falar que o mundo caminha para o pior. Pior porque o mundo só fala em guerra. Guerra de quem com quem? Sabe-se lá quem tem razão? E quem não tem? Quem não tem razão?
Será que eu tenho alguma razão em falar tudo isso? Será que eu sei tanto que posso ficar aqui falando e afirmando leros e mais leros? Pra que tanto lero-lero no mundo? Pra que tanta mentira?
Quem tem medo da verdade. Pior ainda, será que todo mundo mente? E mente pra quê? Mente para fugir da verdade?
" Amargura "
Será que a verdade é tão amarga assim? Quem sabe o que é verdade?
Terrível isso, não acha? Conta a história que o Cristo só veio ao mundo foi para nos salvar, ou, pelo menos, salvar o povo da sua época. Faz tempo demais aquela época, não faz? Pois é, naquela época acabaram mesmo foi crucificando o Cristo.
Às vezes eu fico pensando coisas do tipo "e se o Cristo aparecesse de novo e viesse tentar apaziguar, dar um jeito, promover um conserto nas coisas, reajustar e tal, o que é que aconteceria? Sei lá. Termino o meu raciocínio tão desejado pensando no perigo de os mandantes do mundo de hoje darem mais um novo jeito no Cristo, e eu não sei como o prezado leitor pensa. Mas, falando sério, é ou, não é? Sim, porque o velho e o novo bicho homem estão sempre certos, não estão?
" Diga lá "
Vai falar pro Trump que ele não sabe o que está dizendo. Vá falar isso pro Lula-lá dizendo que ele não sabe o que está fazendo. Vá falar isso para qualquer "enorme governante" (eu já vou logo considerando e escrevendo "enorme!" antes que algum deles resolva me desconsiderar e mandar encanar).
Onde já se viu um "jornalisteco" como eu (pelo menos assim é que eles consideram qualquer jornalista inclusive e especialmente os mais encrenqueiros, aqueles que não temem dizer as verdades sobre eles ou sobretudo sobre os tais reis da cocada preta).
Pois é, eles, esses vulgos já citados, que no fim acabam levando até o apelido de "vulgos" para não terem seus nomes, sobrenomes e ultra nomes revelados, têm ou teriam e conheceriam todas as razões para ordenar tudo, revolucionar tudo e proclamar toda a atenção que se deve aos povos que são apenas mandados, mas deveriam mandar em tudo.
Não é nada bom lembrar que nós, os povos, na verdade não temos e nem mandamos em coisa nenhuma. Nossa única obrigação é pagarmos por tudo e para todos os tantos que mandam ou no que é do povo não tem nem satisfações a dar. Não está bom assim?
Nem reclame porque, com Lula ou sem Lula, tudo pode piorar, né? A gente aguenta.
Veja mais notícias sobre Edgard de Oliveira Barros.
Comentários: