Quarta, 29 Jun 2022

A contribuição da Neuroeducação para aprendizagem

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Ser educador atualmente é um grande desafio, pois tem exigido um grande esforço para atender a vários tipos de demandas que lhe são propostas, desde uma boa preparação teórica (formação), até a incessante atualização profissional e dedicação ao seu trabalho.

A educação atualmente ganhou uma parceira importante, que tem se mostrado promissora, a neurociência. Ela traz um conjunto de saberes sobre o Sistema Nervoso Central, local onde tudo acontece, desde os comportamentos, pensamentos, emoções e movimentos. Com este conhecimento a educação pode dar um salto quando se fala em efetividade e eficácia, pois além da neurociência ter disponibilizado tratamentos efetivos para vários distúrbios neurológicos, ela também ajudou a buscar soluções para problemas educacionais.

Quando educadores frequentemente têm resultados negativos em relação as suas práticas em sala de aula, podemos dizer que é imprescindível conhecer como o cérebro aprende, para assim perceber e entender quando a dificuldade de determinados alunos está relacionada ao mal funcionamento do cérebro, aperfeiçoando assim as suas técnicas.

Devemos sempre respeitar a singularidade de cada indivíduo, sua respectiva forma de aprender, levando em consideração suas condições neuroanatômicas, fisiológicas, emocionais e cognitivas, pois mesmo que seu cérebro funcione de maneira diferente, seu aprendizado será possível através de formas alternativas e mais adequadas de abordagem, adaptadas a sua realidade.

Ao pensarmos em uma educação inclusiva, a neuroeducação traz um leque enorme de possibilidades o que possibilita que crianças que possuem empasses em sua constituição cognitiva poderão ter as chances de alcançar níveis intelectuais que até então não era possível chegar.

O futuro nos parece promissor e abraçar as possibilidades de avanço é fundamental para que a educação no mundo contemporâneo alcance melhores resultados, sendo mais produtiva e efetiva.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/