Quinta, 26 Maio 2022

A importância do ócio infantil

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Primeiramente gostaria de esclarecer o que significa "ócio".

Segundo o dicionário do google é: cessação do trabalho; folga, repouso, quietação, vagar; e espaço de tempo em que se descansa.

Vivemos um momento em que as coisas acontecem muito rápido devido a tecnologia, recebemos um grande fluxo de informações diariamente e as pessoas parecem sempre ocupadas e correndo de um lado para o outro. Portanto faz todo sentido refletirmos sobre a importância do ócio!

Já percebeu como ficamos irritados quando não estamos fazendo alguma coisa? Quantas crianças você conhece que têm uma rotina parecida com a de um adulto? O problema é que com isso estamos perdendo a capacidade de nos conectarmos com nós mesmos e de aproveitarmos o ócio de uma forma positiva e, para piorar, estamos transferindo esse péssimo hábito para nossas crianças, queremos ocupá-las o tempo todo. É comum ouvir as crianças dizerem: "não tem nada para fazer".

Reflita! Será que essa criança está acostumada com o ócio? Ela sabe o que significa ter um tempo de descanso?

Quantas vezes você já ouviu pais reclamando das férias escolares? Alguns alegam que não aguentam a criança em casa porque ela não para quieta um minuto. É aí que os pais acabam criando agendas e roteiros para os filhos se manterem ocupados o tempo todo, principalmente nas férias escolares!

Vamos pensar sobre a rotina das crianças?

Boa parte delas acorda cedo para ir à escola e, muitas permanecem período integral. O ambiente escolar é um ambiente "institucional", certo? Sendo assim, por melhor que ele seja, não é o ambiente familiar. Esse é um dos motivos das férias escolares, para que a criança descanse dessa rotina cansativa.

Lembre-se que para o desenvolvimento da criatividade é necessário o tédio, pois para sair da mesmice a criança terá que se reinventar, e isso é muito positivo e necessário!

Já ouviu falar em ócio criativo?

É nesse período de ócio que nos conectamos com nós mesmos e surgem ideias inovadoras, pois nossa mente está desligada da correria do dia-a-dia.

No livro "O Ócio Criativo", Domenico diz: "Existe um ócio alienante, que nos faz sentir vazios e inúteis. Mas existe também um outro ócio, que nos faz sentir livres e que é necessário à produção de ideias, assim como as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade".

Lembra das suas férias escolares?

Na minha época todas as crianças da rua se juntavam e nos divertíamos criando nossas brincadeiras. Tínhamos espaço e explorávamos todas as possibilidades do bairro onde morávamos, se existisse um pedaço de terra e algumas plantas, lá estávamos nós. Eventualmente as mães se juntavam e organizavam algumas excursões com a criançada. Quando não estávamos em casa ou na rua, podiam nos encontrar, no máximo, na casa dos avós.

Infelizmente, o que vemos hoje, são pais prontos para atender as necessidades dos filhos imediatamente, para que eles não tenham que colocar nenhum esforço para resolver seus conflitos ou frustrações.

A pergunta é: que tipo de adultos estamos formando?!

Minha proposta aqui é para deixarmos as crianças encontrarem soluções, usarem a criatividade e se conhecerem, podemos criar programações sim, mas com equilíbrio, deixando espaços para o "ócio criativo" das crianças, pois só assim elas irão explorar o mundo à sua volta. Menos tv e tecnologia e mais brincadeiras livres, movimentos corporais e criatividade! Mais "ócio criativo" para as nossas crianças!

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/