Sábado, 27 Abr 2024

A relação do letramento corporal com a aprendizagem

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Primeiramente é importante entender o significado de "letramento corporal".

Nos últimos anos temos percebido uma intensificação de alertas sobre a importância de manter uma atividade física, manter o corpo em movimento, com o objetivo de melhorar nossa saúde física e mental. O sedentarismo e a má alimentação têm causado grandes prejuízos à saúde da população mundial. E o problema vem se agravando ainda mais neste período de pandemia.

Resolvi trazer este assunto, dando ênfase para a relação corpo e cognição, para que você entenda os impactos que uma vida sedentária tem no desenvolvimento cerebral. Uma das premissas do letramento corporal é que o desenvolvimento de qualquer dimensão humana, geralmente, terá um impacto em todas as outras dimensões, uma vez que são inter-relacionadas e interdependentes. Sendo assim, o letramento corporal pode ter efeitos significativos no desenvolvimento da cognição, da imaginação, do raciocínio e da aprendizagem geral.

Muitos autores se referem a corporeidade como fonte do intelecto. Desde que nascemos estamos ativos no mundo, percebendo e respondendo aos estímulos, como calor e frio, texturas, peso e relações espaciais. Sendo assim a competência motora está relacionada com boa parte da nossa aprendizagem durante a vida.

Quando nos deparamos com indivíduos que apresentam dificuldade de aprendizagem, um dos pontos que iremos investigar é como era a vida deste indivíduo desde o nascimento, pois podemos colher ali informações importantes para ajudá-lo na superação e remoção do que está impedindo seu aprendizado. Uma parcela destes indivíduos é encaminhada para terapia com Psicomotricista, isso porque, na avaliação, foi identificada uma defasagem no desenvolvimento motor, o que significa que não receberam os estímulos necessários para um bom desenvolvimento na primeira infância, e que isso acarretou prejuízos na aprendizagem e consequentemente na sua vida acadêmica.

Uma das nossas grandes aliadas nestes estudos é a neurociência, com isso a educação infantil passou a ser vista com outros olhos, pois entendeu-se a importância dos estímulos nesta etapa do desenvolvimento humano. Conseguimos entender melhor o funcionamento do cérebro e como nós aprendemos. Funciona assim, ao nascermos, a área sensório-motora do cérebro permite que a aprendizagem ocorra por meio da visão, audição, tato, paladar e do olfato, tendo como principal estímulo o movimento. Quando o recém-nascido se movimenta ele aciona os mecanismos de estimulação do cérebro. Para contextualizar, é como se ele dissesse assim: "Ei, perceba o ambiente a sua volta!".

A negligência na oferta destes estímulos na infância pode causar atrasos e deficiências no desenvolvimento do indivíduo. O cérebro do bebê, ao nascer, é composto de várias células desconexas. Para que as conexões sejam feitas o cérebro precisa ser estimulado, e o estímulo essencial para o desenvolvimento cerebral é a atividade física, ou seja, os movimentos.

Se observamos o mundo em que vivemos hoje, com a tecnologia e todas as facilidades que o homem criou, como carro, cadeiras confortáveis, sofás e muitas outras coisas, na verdade, somos convidados a manter nosso corpo parado. E ainda temos que lidar com outro problema, que se tornou comum entre crianças e adolescentes, a ansiedade, a depressão e os déficits de atenção, além de muitos outros transtornos mentais.

Quero convidar você para uma reflexão a respeito deste assunto e uma mudança de atitude, principalmente se você tem criança em casa. Explore seu bairro, seus espaços de convivência, envolva outras pessoas, incentive seus filhos, movimente-se! Fará bem para sua saúde física e mental, além de ser uma grande aliada na sua aprendizagem e das pessoas com quem você convive.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

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