Segunda, 29 Abr 2024

Atenção aos atrasos no desenvolvimento infantil

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Para iniciar precisamos entender o que significa desenvolvimento. Segundo Marcondes et. al., desenvolvimento é o aumento da capacidade do indivíduo de realizar funções cada vez mais complexas. Desenvolvimento infantil é um processo que se inicia na vida intrauterina e envolve o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento, visando tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio.

De acordo em estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), 10% da população de qualquer país é constituída por pessoas com algum tipo de deficiência. Considerando a população brasileira no censo demográfico 2022, de 207.750.291 habitantes, teríamos, portanto 20.775.029, pessoas deficientes, estando, entre elas, crianças com atraso no desenvolvimento.

Um desenvolvimento infantil adequado contribui para a geração de indivíduos com maior senso crítico, aptos a enfrentarem dificuldades, tornaram-se adolescentes saudáveis. As pesquisas comprovam que quanto mais cedo a criança tiver o diagnóstico de atraso no desenvolvimento, menores serão os danos causados, pois ela não acumulará atrasos, melhorando assim o prognóstico futuro.

Quando falamos em desenvolvimento humano é importante salientar a influência contínua de fatores intrínsecos (genética) e extrínsecos (ambientais), responsáveis pela singularidade de cada indivíduo e que tornam único o curso do desenvolvimento de cada criança.

Os primeiros anos de vida são muito importantes devido à intensa atividade cerebral, fruto da interação entre as características biológicas e as oportunidades de experiência de cada indivíduo. Este é o período de maior plasticidade cerebral e onde temos as famosas "janelas de oportunidades" para o aprendizado de algumas habilidades. É aqui que entra a intervenção precoce, uma vez que crianças com atrasos no desenvolvimento podem ter ganhos excelentes quando diagnosticadas ainda bem pequenas.

O importante é atuar nos atrasos que já foram identificados, independente se já existe um fechamento de diagnóstico, pois caso a criança não receba a intervenção precoce ela pode acumular atrasos, o que vai impactar diretamente na qualidade de vida dela.

Se você convive com alguma criança e percebe que ela não está cumprindo com os marcos do desenvolvimento (Ex.: sentar, engatinhar, andar, falar, brincar, se socializar, entre outros), procure ajuda de um profissional especializado para entender o que está acontecendo. Buscar uma opinião profissional pode alterar o curso de vida da criança.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

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