Sábado, 28 Maio 2022

Use seu cérebro de maneira mais eficiente

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Você sabia que seu cérebro possui duas maneiras de trabalhar?

São elas o modo focado e o modo difuso.

Muitos alunos, por mais que se esforcem, apresentam dificuldade de aprendizagem. O motivo pode ser apenas um modo errado de estudar. Vou explicar para você!

É importante entendermos como o cérebro funciona para saber usá-lo de maneira a beneficiar o nosso desempenho na hora de estudar. A princípio, os dois modos de pensamento do cérebro, focado e difuso, trabalham em parceria.

Vamos falar primeiro sobre o modo focado, suas principais características são:

* Muito usado na aprendizagem;
* O pensamento possui mais clareza;
* Envolve concentração;
* Uso de métodos racionais, sequenciais e analíticos;
* Padrão de pensamento eficiente para usar padrões de pensamento ou resolução de problemas familiares e repetição.
Agora, e se você precisar de novas ideias no que você estiver trabalhando?

É isso aí, o modo focado pode ser um inimigo e bloquear a sua criatividade. O ideal é você sair da sua zona de conforto e partir para o modo difuso, que é muito mais eficiente quando falamos em criatividade.

Veja algumas de suas características:

* Modo relaxado de repouso neural;
* Visão panorâmica;
* Permite fazer conexões inconscientemente, abordar conceitos novos; e
* Criação.
Para seu cérebro entrar em modo difuso você precisa relaxar e deixar sua mente livre e depois redirecionar para o modo focado. Em outras palavras, para ativar esse modo de pensamento você só precisa deixar o problema de lado por um tempo.

Diz-se que Albert Einstein dava longas caminhadas pelo campo para ter mais clareza e insights sobre a Teoria da Relatividade. Portanto algumas maneiras de ativar o seu modo difuso são: caminhar, ouvir música, fazer pausar, nadar, ler, meditar, dançar entre outros.

O importante é você saber aproveitar os dois modos de maneira eficiente, pois eles são aliados. Controle o tempo entre os dois modos, pois o modo difuso pode ajudá-lo a trazer uma solução para um problema que você encontrou quando estava lá no modo focado. Tire o máximo da sua mente colocando em prática esse conhecimento, você sentirá uma grande diferença na sua maneira de aprender.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/