Domingo, 05 Dezembro 2021

Levando uma vida com autorresponsabilidade

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Um dos grandes aprendizados que obtive nos meus 45 anos de vida é que a autorresponsabilidade é o melhor caminho para gerar as mudanças que desejo na minha vida. Por isso trouxe esse tema para vocês. A autorresponsabilidade é um dos segredos para assumir as rédeas de sua vida e tirá-la das mãos dos outros ou das circunstâncias.

Dentro dessa perspectiva, se você não está feliz com seus resultados, reconheça o que está errado e redirecione de forma autorresponsável, objetiva e consciente.

Então autorresponsabilidade é isso?

Sim, é a capacidade racional e emocional de trazer para si toda a responsabilidade pelo que acontece em sua vida, por mais inexplicável que pareça, por mais que você tenha a sensação que não está no seu controle ou nas suas mãos.

Os seus comportamentos, pensamentos e sentimentos estão ajudando a criar a sua realidade, pois bons pensamentos e sentimentos estruturam suas crenças. E lembre-se que suas escolhas sempre terão consequências.

Um fato importante é que, como tudo na vida, acreditar ou não em alguma coisa é uma questão de escolha. Portanto, acreditar que você é o responsável pela vida que tem levado, também é uma questão de escolha. Assim como o inverso também é uma escolha, acreditar que as coisas acontecem de forma aleatória, que você é vítima ou prisioneiro do seu destino e que você não controla nada. A escolha é sua!

O que eu posso afirmar, com base nas minhas próprias experiências de vida, é que, particularmente, eu acredito que a minha realidade é fruto das minhas palavras, comportamentos e/ou pensamentos. Ou seja, o que nós comunicamos, pensamos e sentimos geram resultados ao nosso redor, em outras palavras, trazemos a existência o que ainda não existe, mesmo que inconscientemente.

Quando entendemos esse conceito, as coisas ficam mais fáceis, inclusive errar acaba sendo menos doloroso, pois encaramos os erros como aprendizados. Essa é a mentalidade de pessoas de sucesso. Passamos a não culpar as circunstâncias, as outras pessoas, Deus ou o destino. Passamos a falar, pensar e nos comportar de maneira diferente.

Poucos são os que reconhecem seus erros, concordam? Reconhecer nossos erros exige maturidade e é uma possibilidade de aprendizado. Preste atenção em suas falas e de outras pessoas, perceberá como é comum que a responsabilidade esteja sempre em algum outro lugar, mas dificilmente em si mesmo.

Pessoas que estão habituadas a não assumirem a responsabilidade, quando são demitidas, por exemplo, dirão que houve um corte na empresa e que tiveram o "azar" de fazer parte dele, ou que estavam sendo perseguidas pelo seu superior entre outros. Lembro de uma supervisora que tive e ela dizia para não darmos motivo para que lembrasse nossos nomes quando a empresa pedisse que cortasse algumas pessoas, ou seja, sempre daremos algum motivo, é nossa responsabilidade.

Sendo assim, finalizo este artigo trazendo para você algumas dicas que podem ajudá-lo a desenvolver sua autorresponsabilidade:

1. Se for criticar alguém, cale-se;

2. Se for reclamar das circunstâncias, ajude dando sugestões;

3. Não busque culpados, busque soluções;

4. Não se faça de vítima, assuma uma postura de vencedor;

5. Não justifique seus erros, aprenda com eles;

6. Quando for julgar alguém, julgue a ATITUDE dessa pessoa e não "a pessoa".

Se você conseguir transformar essas dicas em práticas diárias, com o tempo elas se tornarão hábitos e você começará a perceber tantas mudanças em si mesmo, que uma nova pessoa surgirá, e como resultado novas oportunidades e possibilidades baterão em sua porta.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/