Terça, 15 Out 2024

8 frases para incentivar o bem-estar em seu filho (Final)

Imagem de master1305

Dra. Regiane Glashan*

Em nosso artigo anterior comentamos sobre a importância de usar frases curtas, diretas e positivas com as crianças, pois elas ajudam os pequenos a se sentirem bem, a colaborar com as regras e ao mesmo tempo desenvolverem o auto bem-estar.

Vamos continuar então?

5. "Ouça seu corpo."

Muitos pais estão mais em contato com o corpo de seus filhos do que com o próprio. Sabemos quanto tempo eles dormiram e a última vez que comeram e fizeram cocô - mesmo aos 8 anos, não aos 8 meses. No entanto, se você administrar habitualmente as necessidades físicas de seu filho, ele descobrirá que não precisa e não aprenderá a se autorregular e a observar seu próprio corpo.

Quando seu filho disser: "Estou com dor de estômago", não se apresse em compartilhar sua própria conclusão (como "Claro que sim. Você não foi ao banheiro/comeu/comeu nada se excedeu em doces, etc."). Em vez disso, ajude-os a examinar as causas prováveis.

Assim, eles aprendem a prestar atenção ao seu próprio corpo, podem ser capazes de reconhecer que o frio na barriga é diferente da dor abdominal e até da dor de fome - que eles não conseguem dormir porque sua mente está acelerada. Uma vez que seu filho possa identificar o que está acontecendo com seu corpo, ele poderá responder da maneira apropriada.

6. "Respire fundo."

Todos nós precisamos desacelerar, mas na pressa de nos prepararmos para o ônibus, para a escola, ao treino de futebol ou as consultas médicas, é fácil entrar no modo "piloto automático". Estimular a nós e as crianças a fazerem as coisas com calma ajuda o cérebro a pensar melhor e a agir com maior coerência. Por isso os "momentos de transição entre uma atividade e outra são muito importantes. Vale sempre narrar o que vem a seguir e "colocar" um tempo entre uma coisa e outra. Algo do tipo: "Depois que você terminar a lição, guarde o material, tome um copo de água que em seguida vamos para a aula de natação!". Dizer isso põe fim à urgência que tantas crianças sentem durante esses momentos de transição entre as atividades e lembra você de respirar também.

"É o equivalente a colocar a máscara de oxigênio primeiro em você e depois no seu filho". As crianças refletem nosso humor e, se você puder parar e pedir um tempo para respirar, estará ensinando seu filho a desacelerar e administrar situações estressantes. Isso redefine o tom do seu dia e dá a você e ao seu filho permissão para ficar bem onde você está - e talvez até para ver como é engraçado que você possa encontrar apenas um pé do sapato e dar algumas risadas! A melhor maneira de garantir que suas palavras tenham um efeito calmante é abaixar-se até o nível dos olhos de seu filho, segurar as mãos dele nas suas e respirar fundo algumas vezes. Quando terminar, você também se sentirá mais lúcido e conectado e terá muito mais chances de localizar o outro sapato.

7. "Você gostaria de fazer de novo?"

Quando seu filho hesita em comer brócolis, se recusa a compartilhar o brinquedo ou reclama que você precisa levá-lo ao parque agora, esta é uma boa maneira de lembrá-lo gentilmente de como você espera que ele se comporte. A beleza da frase é que você está deixando-os saber que seu comportamento é inaceitável sem constrangê-los ou repreendê-los.

Funciona se você estiver na privacidade de sua própria casa ou na fila para uma mesa em um restaurante lotado, porque é amigável e não ameaçador. Alterar a frase para "Vamos fazer tudo de novo" a torna ainda mais eficaz porque não é negociável. Vocês dois vão reencenar um momento juntos e eles não podem dizer não. Além disso, tira-os da berlinda e coloca vocês dois no mesmo time. Quando eles sentirem que você é seu aliado, eles estarão mais dispostos a trabalhar com você.

8. "Essa é uma ótima ideia."

Ser uma líder de torcida para as grandes e pequenas ideias de seu filho o ajudará a perceber que pode resolver seus próprios problemas de maneira eficaz. Quer você tenha uma criança de 2 anos descobrindo o que quer vestir, uma criança de 6 anos decidindo como passar uma tarde ou uma criança de 8 anos debatendo que história vão escrever, dizendo "essa é uma ótima ideia" ajuda a motivar, incentivar e descontrair o momento ou o ambiente.

Gostou das dicas?

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 15 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/