Sábado, 27 Abr 2024

A importância do sono para a saúde e aprendizagem

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Já parou para pensar na influência que uma boa noite de sono tem na aprendizagem? Vivemos tempos em que as famílias possuem rotinas muito intensas, principalmente nos grandes centros urbanos. Fica difícil manter uma rotina de sono saudável quando se chega tarde do trabalho, as crianças querem atenção, ainda tem o jantar que acaba saindo mais tarde e assim por diante.

O problema com essa rotina é que acaba prejudicando não apenas as crianças, mas os adultos também. O sono interfere, por exemplo, na consolidação da memória, que é essencial para a aprendizagem. Sendo assim o sono ajuda as crianças a terem um melhor desempenho escolar.

Segundo diversos estudos, as pessoas precisam de pelo menos 8 horas de sono para melhorar sua performance profissional e social. O sono é essencial para uma vida saudável. Quando dormimos, recuperamos nossas energias e descansamos nosso corpo e mente. O sono também interfere em nosso desempenho cognitivo, impactando em nossa memória, atenção, registros sensoriais, raciocínio entre outros.

A aprendizagem está relacionada, principalmente, com nossa capacidade de memorização, ou seja, ela depende do nosso desempenho cognitivo.

Algumas dicas que podem ajudar a ter um sono saudável são:

1. Não utilizar aparelhos eletrônicos pouco tempo antes de dormir;

2. Respeitar uma rotina de horário para dormir;

3. Ter um ambiente de descanso agradável;

4. Não consumir alimentos pesados e bebidas alcóolicas antes de dormir.

No caso das crianças e dos adolescentes o sono é ainda mais essencial, pois lembre-se que eles estão em período de desenvolvimento. Não basta ser exposto ao conhecimento, é necessário consolidá-lo e isso ocorre durante o sono, é quando o cérebro organiza todas essas informações.

Para cada faixa etária a quantidade de horas de sono muda, por exemplo, um bebê recém-nascido precisa de pelo menos dezesseis horas de sono, com seis meses de vida quatorze horas e com dois anos doze horas. As crianças geralmente precisam de dez horas de sono, enquanto os adultos de seis a oito horas para manter a saúde física e cognitiva.

Um hábito que ajuda a melhorar a qualidade do sono é a atividade física e a alimentação balanceada. Isso porque a atividade física ajuda a regular o organismo, o corpo produz homeostase, responsável pelo equilíbrio.

Fique atento, pois noites mal dormidas podem significar falta de qualidade de vida, pois afeta a atenção, causa irritabilidade e consequentemente interfere nas suas relações sociais, além de afetar diretamente a aprendizagem e o desempenho tanto acadêmico, como profissional.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/