Domingo, 29 Maio 2022

É possível desenvolver as competências de um líder?

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Antes de falarmos sobre liderança precisamos entender o que são as competências. A competência é a capacidade de coordenar, de modo eficaz, diferentes conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem um desempenho superior, sendo assim, o conhecimento refere-se ao saber fazer, as habilidades estão relacionadas ao "como" fazer e as atitudes dizem respeito a querer fazer. Portanto, se um desses elementos estiver faltando, não se pode falar em competência.

As competências poderiam ser classificadas de várias maneiras, mas vou classificá-las em quatro grupos: Cognitivas, Perceptivas, Motoras e Perceptivas-motoras.

As competências cognitivas estão relacionadas ao raciocínio, como resolver um problema matemático ou definir um programa de metas para a empresa.

As competências perceptivas envolvem a capacidade de detectar e interpretar informações usando nossos instintos. Ou seja, são aquelas competências que permitem decidirmos sobre o melhor momento de exercermos nossas ações: onde, como e quando. Por exemplo, o momento certo de contratar ou desligar um profissional.

As competências motoras são as mais básicas, pois estão relacionadas às ações que envolvem movimento físico.

As competências perceptivas-motoras correspondem aos elementos dos três grupos anteriores e que são exigidas principalmente na prática de esportes. Por exemplo: detectar, interpretar a ação e executar o movimento.

A boa notícia é que não existe idade para desenvolver uma nova competência graças a nossa plasticidade cerebral ou neuroplasticidade, somos capazes de aprender ao longo de toda a nossa vida. Novas ligações cerebrais são estimuladas pela prática de atividades diversas, como raciocínio lógico, exercícios físicos e meditação. Para adquirir novas competências basta boa vontade e dedicação.

O primeiro passo para desenvolver novas competências é descobrir qual delas você precisa desenvolver para alcançar seu objetivo. Para isso pergunte-se: o que fará de mim um profissional diferenciado na minha empresa? Que habilidades eu preciso desenvolver para alcançar meu objetivo?

Para responder essas perguntas você precisará identificar as competências de uma pessoa que já chegou no objetivo que você deseja alcançar e pergunte-se: Quais eram os diferenciais desse profissional? Que competências ele tem que eu ainda não desenvolvi?

Partindo desse ponto inicial, agora você precisará entender o quanto você está motivado para desenvolver as novas competências, reflita sobre o que você deixará de ganhar por não dominar essa competência.

Um profissional que pode te ajudar nessa jornada é o Coach, mas tome cuidado na escolha, como em qualquer outra área existem os profissionais bons e os ruins, analise as formações e trajetória do profissional antes de contratar e iniciar seu processo de coaching.

Como coach eu já me deparei com diversas situações e profissionais no mercado, portanto, cuidado! Nós coachees temos as ferramentas que podem te ajudar a chegar mais rápido em seu objetivo de forma planejada, refletida e com um nível maior de assertividade.

Sendo assim, para se tornar um excelente líder, você precisará de foco e determinação, além de estar aberto a novos aprendizados. Lembre-se que buscar um aprendizado contínuo, por toda a vida, é o segredo para o sucesso, principalmente na sociedade complexa em que vivemos no século XXI. Como disse Brian Tracy: "Torne-se o tipo de líder que as pessoas seguiriam voluntariamente, mesmo que você não tenha título ou posição".

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/