Sábado, 15 Jun 2024

A importância da socialização para o desenvolvimento do ser humano

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

O ser humano é um ser social e é justamente por isso que nossa espécie chegou tão longe, por isso sobrevivemos. A nossa condição humana é definida pela cultura, desde que nascemos vamos adquirindo conhecimento através da socialização com nossos pais, irmãos e família. Nosso cérebro se desenvolve melhor ao interagirmos com as pessoas.

Para manter o cérebro ativo é importante estabelecer relações de amizade e companheirismo, além de nos ajudar a manter a saúde emocional. Pessoas sociáveis favorecem a saúde do cérebro e essa característica reduz o risco de um declínio cognitivo e demência.

Você já deve ter ouvido falar de crianças que passaram os primeiros anos de vida isoladas, elas são conhecidas como "crianças selvagens". Só somos o que somos hoje devido às relações sociais, pois elas são responsáveis pelo desenvolvimento evolutivo do cérebro.

O cérebro do ser humano é o mais complexo do reino animal. Através dele conseguimos desenvolver um sistema de comunicação através da linguagem. No nosso dia-a-dia tomamos várias decisões, criamos coisas e até mesmo dominamos outras espécies e meio ambiente, porém isso tudo só é possível porque temos esse órgão maravilhoso, que podemos chamar de "central de comando e controle".

Segundo Daniel White, especialista em evolução cerebral, o que permitiu esse grande desenvolvimento cerebral foi a socialização. O ser humano passou por diversas situações ambientais e sociais que estimularam o cérebro a desenvolver as funções superiores: memória, atenção, percepção, pensamento, linguagem, formação de conceitos, controle inibitório e consciência.

A falta de socialização afeta o cérebro de diversas maneiras, principalmente na infância. Nos primeiros 10 anos de vida, o ser humano adquire e aperfeiçoa muitos dos seus processos psicológicos superiores, como a linguagem. As crianças selvagens são exemplos de como as consequências podem ser graves e irreversíveis.

O caso de Genie mostra a experiência de uma menina que foi aprisionada pelos próprios pais até os 13 anos de idade. Ela não tinha nenhum tipo de socialização ou estimulação emocional. Essa situação vivida por Genie fez com que ela não desenvolvesse o manejo de uma linguagem complexa, apenas gesticulava e emitia alguns sons em resposta a estímulos externos. Mesmo com os tratamentos, após os seus 13 anos, ela nunca conseguiu lidar com qualquer linguagem complexa fluentemente.

Na infância temos algumas janelas de desenvolvimento em nosso cérebro que são importantes para adquirirmos algumas habilidades complexas, como é o caso da linguagem. Uma vez que a linguagem não se desenvolve, a escrita também é afetada. Para aproveitar essas janelas é importante que a criança seja estimulada e isso é feito através da socialização.

A socialização também é vital em idade mais avançada, pois ela evita a deterioração mental causada pela baixa atividade mental. Para garantir todos os benefícios precisamos nos esforçar para sermos pessoas sociáveis. Essa socialização deve ser preferencialmente feita oralmente.

Se você é do tipo que vive mais isolado, segue algumas dicas para mudar essa realidade:

  • 1. Organize reuniões com amigos e familiares com mais frequência
  • 2. Fazer novas atividades para conhecer pessoas novas
  • 3. Evite o isolamento social
  • 4. Faça amizade com pessoas de diferentes idades

Enfim, se queremos que nosso cérebro seja saudável, devemos incentivar e proporcionar momentos de socialização.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 16 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/