Segunda, 25 Outubro 2021

Os quatro pilares da educação para o século XXI

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

O futuro nos reserva grandes desafios e a educação surge como um triunfo indispensável para o progresso da humanidade na consolidação dos ideais de paz, da liberdade e da justiça social.

E como estruturar uma educação que tenha como foco habilidades que serão indispensáveis no futuro?

Bom, aqui entra o conceito dos quatro pilares que está fundamentado no relatório da Unesco, chamado "Educação: Um Tesouro a Descobrir", da comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, coordenada por Jacques Delors. São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Se observarmos atentamente podemos perceber que a educação como conhecemos sempre foi pautada nos primeiros dois pilares, aprender a conhecer em maior escala e aprender a fazer em menor escala, sendo que os últimos dois pilares citados no relatório são mais subjetivos e, portanto, mais difíceis de explorar, acabando por depender da instituição educadora.

O foco aqui é o de educação ao longo da vida, e essa é a chave que abre as portas para o século XXI, pois converge com outro conceito, o da "sociedade educativa" na qual tudo pode ser uma oportunidade de aprender e desenvolver os talentos, tirando proveito de todas as oportunidades oferecidas pela sociedade.

Vamos entender um pouco o que cada pilar representa:

  • 1. Aprender a conhecer: esse pilar refere-se ao raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos, despertando no estudante a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor. O estudante precisa estar motivado a buscar o conhecimento em fontes confiáveis e se aprofundar em alguns assuntos com autonomia. Porém essa motivação só pode ser despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades e dificuldades dos estudantes, utilizando-se de metodologias adequadas.
  • 2. Aprender a fazer: o foco aqui vai além da busca por uma qualificação profissional, mas também em ajudar o estudante a adquirir competências para se tornar apto a enfrentar diversas situações e a trabalhar em equipe. O aprender a fazer vai além, abrange também o âmbito de diversas experiências sociais ou de trabalho.
  • 3. Aprender a conviver: neste pilar lidamos com uma questão mais subjetiva, que é desenvolver a habilidade no estudante de compreender o outro, respeitando os valores do pluralismo e da compreensão mútua e da paz.
  • 4. Aprender a ser: o objetivo é que o estudante desenvolva sua personalidade da melhor maneira possível, adquirindo autonomia, discernimento e responsabilidade social. Sendo assim, a educação deve levar em consideração a potencialidade de cada um: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas e aptidão para comunicar-se.

Concluindo, a educação para o século XXI deve tirar proveito de todas as oportunidades oferecidas pela sociedade. Estes quatro pilares do saber, na verdade, constituem apenas um, pois existem pontos de interligação entre eles, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação. Não podemos perder a fé em um desenvolvimento humano mais harmonioso e autêntico, que contribua para a diminuição da pobreza, da exclusão social, das incompreensões, das opressões e das guerras.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

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